terça-feira, 7 de junho de 2011

OS FILHOS DEVEM ACOMPANHAR OS PAIS



Até hoje lembro da reação da minha mãe quando disse que estava pensando em engravidar. "Mas vocês gostam tanto de viajar". Na hora eu pensei: "mas e d-a-í?" Claro que eu nunca tinha tido um filho e hoje entendo o que a minha mãe quis dizer, porque dá mesmo um mega trabalho, mas como diz o meu pediatra: "Os filhos devem acompanhar os pais".

Essa frase do nosso pediatra acabou que virou quase um mantra para mim e para o meu marido. E, o resultado foi que com 11 meses, Alix (esse é o nome da minha filha, que posso comentar em outro post)  já foi para Areal, Chile, Teresópolis, Nova York, Barbados, Bahia e Búzios.

Se o seu marido for realmente companheiro, tudo fica mais fácil. Eu tive essa sorte. Sinceramente, não sei se conseguiria se fosse diferente.

Mas acho que de qualquer maneira, dá para viajar. Tem gente que leva babá, mãe ou sogra e se vira como pode.  Até agora, as viagens internacionais, fizemos sozinhos. E a sensação de curtir em família (pai, mãe e filha) é incrível, isso eu garanto.

Ela acabou de completar um ano e semana passada estávamos em Itacaré. Mas como é meu primeiro post, vou comentar da primeira viagem, que fiz sozinha para Areal (região serrana do Rio). Alix estava com apenas 6 meses e como já deu para perceber, eu e meu marido sentimos coceira se ficarmos sem viajar. 

Na verdade, esta primeira viagem era para visitar o avô e porque o maridão, merecidamente, estava louco para fazer uma viagem de surf, sozinho, sem fraldas e chorinhos.

Essa viagem foi bem fácil. Consegui um desses berços portáteis emprestado (que está comigo até hoje) e fui com a minha mãe. Fiz uma mala pequena, não esquecendo de fraldas, pomadinhas, casaquinhos e muitas roupas extras. Nessa época, Alix só mamava no peito, o que facilitou muito. Não tinha colher, comidinhas, nem mamadeira. Só a mamãe aqui. 
Não deixei de colocar a banheira inflável do patinho (que é incrível e ela ainda usa) e como estava de carro, me empolguei e levei aquela cadeirinha que treme, que tem bichinhos pendurados, mas conhecida como bouncer. Ainda bem.

Escolhi um horário em que ela dormisse de dia (o que não é dificil com 6 meses) e coloquei o pé na estrada, dirigindo. O pediatra aconselhou que eu amamentasse na serra, por causa do ouvidinho nas alturas. Mas como eu estava dirigindo, preferi arriscar. Minha mãe foi atrás com ela e na hora da serra verificou que ela estava chupando o dedinho, quase dormindo...

Eu ia parar no Alemão, tradicional restaurante em Petrópolis, no meio do caminho, mas minha mãe disse que ela estava dormindo e resolvi ir direto. Foi ótimo. Quando estávamos chegando, ela acordou, chorou um pouquinho, mas nada que preocupasse. 

A viagem foi tranquila, ela se comportou super bem. Foi bom pra eu ver que ela não estranhou dormir em outro berço e como a casa estava vazia, me dei ao luxo de colocá-la num quarto diferente do meu, pra que eu pudesse ficar mais a vontade  no meu quarto. Afinal, ela desde que chegou do hospital, dorme no próprio quarto sozinha. 

A única coisa diferente, foi que eu senti que um dia ela ficou meio chatinha, enjoada e notei que não tinha feito cocô. (O bom de escrever sobre bebês é que cocô e xixi viram palavras corriqueiras na vida.) Ela nunca tinha tido prisão de ventre na vida. Esquentei uma ameixa seca e pronto, no dia seguinte ela estava ótima. 

Voltei pro Rio toda animada e falei pro meu marido que viajar com ela era uma delícia. Estávamos prontos pra nossa primeira viagem internacional em família. Chile que nos aguardasse.



2 comentários:

  1. Oba!!! Que bom ter vc de volta!!!!
    O tema eh por forca o meu predileto: viagem. E viagem com filhos. Ah... essa pauta eu conheco. Tenho estrada...
    Lucas viajou de aviao a primeira vez com 3 meses Caracas/Rio. Aos 6 meses cuzava N.Y./Montreal de carro, 6hs de viagem. E por ai vai. Perdi a conta.Mas filho de diplomata nasce em movimento E depois vira tubarao, nao para nunca de nadar...

    ResponderExcluir
  2. Sensacional idéia, Beta! E ótimas dicas pra Juju e Tiago viajarem com a Isabel. E Alix daqui a pouco esrtará escrevendo o blog junto com vc! :)

    ResponderExcluir